Hipofisite signfica “inflamação da glândula hipófise”. O termo é genérico e a inflamação pode advir de vários tipos de infecção ou doença autoimune (onde o organismo combate suas próprias células).

Se bem que doenças granulomatosas como a tuberculose e outras já representaram importante causa de hipofisite, a origem autoimune é hoje a mais comum.

Conhecemos muito pouco das razões que predispõem certas pessoas à hipofisite autoimune (mesmo naquelas portadoras de doenças autoimunes como o lúpus, a artrite reumatóide etc), mas ela é certamente mais comum em mulheres, em especial durante a gravidez ou após a mesma.

O resultado da inflamação da glândula é em geral uma redução na função da mesma (chamada hipopituitarismo), que pode afetar um hormônio ou vários deles. Em mulheres jovens, podem ocorrer aumentos transitórios de alguns hormônios.

Caso a inflamação seja exclusiva da hipófise, ou seja, não afetar outras glândulas do corpo, a recuperação total espontânea pode ocorrer. No entanto, da mesma maneira como a doença pode desaparecer espontaneamente, ele poderá retornar no futuro.

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Olá. Agende sua consulta na Cukiert!