A Doença de Parkinson (DP) está associada a uma série de sintomas. Mas a discinesia é um sintoma que está relacionado ao uso prolongado de um medicamento usado para tratar Parkinson: a levodopa.

A discinesia é um movimento involuntário e descontrolado, que pode variar em sua gravidade e parecer inquietação ou mesmo tremor.

Para muitas pessoas, viver com discinesia pode ser até mais difícil do que lidar com os sintomas do Parkinson, já que pode ser doloroso e interferir em suas atividades sociais.

Para controlar o problema é preciso fracionar a dose de levodopa e manter um registro cuidadoso dos horários de tomada da medicação e seus efeitos.

Como tratar?

Se você tem Parkinson com sintomas leves, mas ainda não tem discinesia, seu médico pode preferir iniciar o tratamento com medicamentos conhecidos como agonistas dos receptores de dopamina em vez de levodopa.

No entanto, em algum ponto, essas drogas normalmente deixarão de ser suficientemente eficazes e a levodopa será necessária.

Uma vez que a discinesia tenha começado e comece a interferir na vida diária, seu médico pode diminuir a dosagem e ajustar o momento em que a carbidopa-levodopa é tomada, prescrever uma formulação de liberação prolongada dessa combinação ou recomendar infusão intestinal contínua.

A amantadina pode reduzir a discinesia e também ajudar os sintomas de Parkinson. A formulação de liberação prolongada tomada por via oral – uma vez na hora de dormir – pode ser mais vantajosa para algumas pessoas do que as múltiplas doses diárias de amantadina de liberação imediata.

A estimulação cerebral profunda

A estimulação cerebral profunda é um método cirúrgico que pode ser usado para sintomas graves de discinesia. Tem se mostrado extremamente eficaz em pacientes cuidadosamente selecionados.

Existem critérios muito específicos para que esse procedimento seja eficaz e só é realizado quando outros métodos não funcionaram.

O tratamento da discinesia induzida por levodopa é uma das indicações mais comuns para a cirurgia na Doença de Parkinson.

O controle do problema pode ser realizado fornecendo alívio significativo nos sintomas motores da DP por meio da otimização da medicação, normalmente através da estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico (DBS) ou por palidotomia ou DBS do globus pallidus internus (GPi), que são consideradas regiões cerebrais com efeito direto na discinesia.

Atualmente, o DBS se tornou o procedimento preferido em DP, no entanto, a cirurgia ablativa continua a ser realizada e pode ser bastante eficaz, especialmente quando a discinesia é significativamente mais proeminente em um lado do corpo.

 

Olá. Agende sua consulta na Cukiert!