degeneraçoA doença de Parkinson (DP) foi primeiramente descrita por James Parkinson em 1817 com o título “An Essay on the Shaking Palsy” (Um ensaio sobre a Paralisia Agitante). É uma doença neurodegenerativa, significando que ocorre degeneração (disfunção ou morte) de neurônios no cérebro. A DP leva a manifestações motoras (distúrbios do movimento) e não motoras.
Estudo recente na cidade de Bambuí, no Brasil, mostra uma prevalência da DP em 3,3 % da população. É uma doença de distribuição universal e os estudos mostram prevalências similares, entre 1 a 4% da população estudada. O diagnóstico errôneo da DP é comum e dados estatísticos nesta doença podem não ser muito precisos.
A chance de desenvolver DP aumenta com a idade. Tipicamente se inicía entre a 6 e a 7 década de vida (entre 50 e 70 anos) e progride lentamente com aumento da idade. A idade média de início é 60 anos. Início antes dos 30 anos é raro, mas em até 10% dos casos os sintomas aparecem até os 40 anos.
Apesar de que até o momento nenhum tratamento se comprovou eficaz em retardar a evolução da DP, existe um grande número de medicamentos disponíveis para tratar os sintomas, assim como diversos procedimentos cirúrgicos e outras formas não-farmacológicas de tratamento.
Comentários