T. 11 3846.3272 / 3846.3273 | contato@cukiert.com.br
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 247 - 12° and. Cj. 21
São Paulo/SP - Brasil - CEP 04544-000

Neuroendocrinologia | Trabalhos em Congressos

ADENOMAS PITUITÁRIOS E SELA VAZIA

Cukiert A, Silva M E, Liberman B, Goldman J, Salgado L R, Huayllas M, Nogueira K, Buratini J A, Machado E, Sousa A.

Serviços de Endocrinologia e Neurocirurgia do Hospital Brigadeiro, São Paulo SP

Introdução: Adenomas pituitários frequentemente causam aumento da hipófise e extensão supra-selar é frequente. A disponibilidade da RMN na prática clínica tem possibilitado um fácil diagnóstico da invaginação da cisterna óptica em direção à sela túrcica, conhecida como "sela vazia" ou "parcialmente vazia". Ela pode estar presente em até 15% da população normal. Este estudo relata a prevalência e características de adenomas pituitários associados à sela vazia.

Material: Uma série de 150 pacientes consecutivos com adenomas hipofisários tratados cirurgicamente por via transesfenoidal foram estudados. Todos realizaram RMN de alta resolução da região selar pré-operatoriamente, incluindo cortes coronais e sagitais em T1, com e sem contraste. Todos os pacientes onde invaginação da cisterna óptica foi vista foram revisados retrospectivamente.

Resultados: Onze pacientes possuíam adenomas hipofisários associados à sela vazia. Seis possuíam doença de Cushing, 2 acromegalia, 2 prolactinomas e 1 tumor não-secretor. Todos (exceto um, com 13 anos de idade) eram adultos. Nove eram microadenomas e 2 macroadenomas (1 com acromegalia; 1 com prolactinoma). F’stula liquórica ocorreu em 2 pacientes durante a cirurgia.

Discussão: A associação entre o adenoma hipofisário e sela vazia pode não ser tão rara quanto se pensava na época da TC. É mais comum entre microadenomas, mas macroadenomas com crescimento preferencial para o seio esfenoidal podem também coexistir com sela vazia. A protrusão da aracnóide para a topografia selar faz com que possa mais frequentemente ocorrer fístula liquórica intra-operatória. Extrema cautela na manipulação do diafragma deve ser tomada.